Atualização do Instagram: uma questão de coragem!

Por uma usuária que curte o Insta e não dá bola pro Snap.

instagram03

 

Acho que hoje já não é novidade pra ninguém, mas ainda assim queremos pontuar algumas das mudanças na nova atualização do Instagram.

Claramente ficaram com uma invejinha danada do Snapchat e fizeram do Stories (nome dado a nova seção “snap” do ‘Insta’.) um feed secundário com conceito e formato praticamente idênticos. O tipo de abordagem “snap” estimula os usuários a postarem com muito mais frequência e com conteúdo mais do dia-a-dia, aproximando usuários e seguidores.

 

instagram

 

É muito interessante analisar o comportamento das pessoas diante dessas ferramentas. Quando o Instagram apareceu nas nossas vidas, as pessoas se sentiram encorajadas a postar fotos do cotidiano e a torná-las mais bonitas e atraentes com os recursos simples disponibilizados no próprio aplicativo: os filtros.

 

Com o passar do tempo, a qualidade das fotos postadas foi aumentando consideravelmente (nós podemos confirmar isso, pois um de nossos principais produtos é o gerenciamento de contas via Instagram.). Surgiu então um efeito psicológico que inibiu muita gente de postar uma simples situação, ou uma simples foto. A frequência de postagem diminuiu muito, o que provavelmente motivou a equipe do ‘Insta’ a pensar em soluções para essa questão.

O Snapchat surgiu nesse momento, e preencheu essa angústia das pessoas. Lá  tudo pode ser postado a qualquer momento, sem muita exigência, sem muito pensar... tudo é efêmero.

instagram02

 

É aí que o Instagram percebeu a grande sacada, reconhecendo que deve sim ter a sua dose de efemeridade e assim sendo chegamos ao Stories. Essa nova função aparece logo na sua página inicial, em bolinhas no topo, cada qual representando uma conta de usuário. A ordem em que aparecem segue a mesma lógica do atual feed, que ranqueia suas contas favoritas. Se sua conta do ‘Insta’ for pública, suas histórias também serão. Mas comentários de amigos sobre elas só poderão ser vistos no seu inbox, tal qual no Snapchat. 

Sinceramente, não sou grande fã do Snap, mas adoro Instagram. Não me importa que o tenham “copiado”, até porque eu não estava a fim de usar muitos aplicativos e curto o lance da efemeridade para alguns contextos.

 

 

Logo, parabenizo o Instagram pela atualização, afinal, referência boa é a que inspira e agrada.

 




Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados