Facebook anuncia novo recurso de inclusão

 Você tem ideia de quantas fotos são compartilhadas por dia nas redes sociais? Nem imagina, certo? Ao todo são mais de dois bilhões de compartilhamentos diários via internet! Agora, você sabe quantos deficientes visuais se prejudicam por não poderem ver estas bilhões de imagens? 
 
Pasmem, são quase 300 milhões de usuários!
 
Sejamos honestos, o que vimos acima são números exorbitantes quando se trata de redes sociais. Pensando nisso, o Facebook começou a trabalhar em um novo sistema para que a imersão desses usuários acontecesse de uma forma mais completa em todas suas plataformas.
 
Eis que surge a "Automatic Alternative Text", uma ferramenta criada a partir de inteligência artificial e anunciada no começo da semana. A “mágica” acontece quando uma tecnologia de reconhecimento de elementos gera uma descrição total da imagem no formato de áudio, para os portadores de deficiência visual não perderem nenhum detalhe das imagens. A partir de agora, quando o usuário passar por uma foto a voz narrará a cena. 
 
Em se tratando de acessibilidade geral, achamos digno de orgulho e aplausos, mas infelizmente, e por enquanto, o "Automatic Alternative Text" está disponível somente para plataforma iOS e em inglês. Mas de acordo com o comunicado divulgado pelo Facebook, a empresa tem sim a intenção de ampliar a ferramenta para outras plataformas e idiomas.
 
 
 
O respeito é primordial, e a acessibilidade é um direito de todos! Compartilhe essa ideia. =)




Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados