Fazer o bem sem olhar a quem

Ajudando os refugiados sírios que escolheram Goiás como sua nova casa

Goiás sempre foi um lugar receptivo e acolhedor. Tanto os que nos visitam, quanto aqueles que escolhem o nosso Estado como nova residência encontram aqui o carinho típico dos goianos. De acordo com dados do IMB/Segplan, em 2014, Goiás contava com mais de 8 mil residentes nascidos em outros países, como Portugal, Estados Unidos e Espanha.

Atualmente, com os conflitos na Síria, Goiás tem sido um dos locais escolhidos para receber refugiados. Nessas horas, é muito importante redobrar nosso cuidado como anfitriões, pois essas pessoas buscam nosso Estado para fugir do caos que se implantou onde viviam. Elas chegam sem referências e sem vínculos com quem possa acolhê-las, ficando reféns da própria sorte.

 

A BigJungle teve a oportunidade de conhecer algumas famílias sírias que foram acolhidas pela Paróquia São Nicolau e, nesse encontro, nossa sensibilidade pela causa ficou ainda maior. Conhecemos pessoas que tinham uma ótima vida onde viviam, mas que foram forçadas a deixar tudo para trás e migrar para lugares desconhecidos, cuja cultura e valores são completamente diferentes.

 

imigrantes

 

Para ajudar nesse momento tão difícil, podemos fazer algumas coisas simples, como conversar um pouco com essas pessoas, ter paciência com as dificuldades em relação ao idioma, explicar os endereços com detalhes e, principalmente, oferecer carinho e atenção.

Aqueles que desejam se envolver um pouco mais com essa causa, um bom caminho é entrar em contato com a Paróquia São Nicolau para saber mais sobre algumas das necessidades de adaptação e incorporação à nossa cultura. Muitos já estão ajudando com mantimentos, dinheiro para aluguel, aulas de português, dentre outros trabalhos.

 

Vamos continuar demonstrando que somos um povo caloroso e receptivo. Faça sua parte também e ajude a acolher os refugiados de outros países.

 

Paróquia São Nicolau

Endereço: Avenida República do Líbano, St. Oeste, Goiânia - GO
Falar com Letícia da secretaria da Paróquia 

Matilha BigJ_
Criativos por Natureza
e benfeitores nas horas vagas

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados