Podcast: conteúdo em áudio como estratégia de marketing digital

Um formato clássico foi retomado pelos consumidores e o podcast se tornou tendência em 2019.

Os podcasts não são formatos novos, mas voltaram a ser tendência em 2019 devido a grande adoção dos consumidores. O formato lançado há mais de 15 anos tem grandes vantagens como a possibilidade de fazer outras coisas enquanto consome o conteúdo já que cerca de 90% das pessoas ouvem podcasts pelo smartphone e com frequência diária.

Por muito tempo, o conteúdo neste formato ganharam fama com o foco no público que tem interesse em tecnologia, mas, com a facilidade trazida com aplicativos como Spotify e Deezer, o alcance orgânico e consequentemente a audiência aumentam.

 

Os benefícios do podcast

Na correria do dia a dia, o podcast é pratico para quem tem muitos deveres. É a melhor opção para absorver conhecimento. Além da acessibilidade por estar disponível em computadores, tablets e celulares.

 

A possibilidade de mensurar o alcance, número de plays e a retenção do público ajudam a nortear o conteúdo produzido em neste formato.

 

Porque torná-lo um canal de marketing?

Os podcasts podem apresentar sua marca de forma sutil, já que o público evitam marcas que os bombardeiam com propagandas. E a criação de conteúdo de áudio pode ajudar na implementação de uma abordagem mais discreta através de histórias apropriadas, esclarecedora e útil.

 

Quem já está utilizando o podcast como estratégia?

Grandes marcas como a Amazon, Disney, The New York Times e Rede Globo já produzem conteúdo neste formato, buscando a atenção da geração multitarefa que não tem interesse em textos maiores, vídeos e infográficos. Apostar no áudio, pode ser uma excelente opção.

 

Como utilizar como marketing de conteúdo?

Para incluir o podcast na sua estratégia de marketing digital o primeiro passo é fazer um planejamento. Verificar se terá adesão, planejar o conteúdo para que tenha continuidade, personalidade e valor. Em seguida, adquira o equipamento para que a produção tenha uma qualidade aceitável, escolha o tema e os outros detalhes do podcast, pense nos títulos chamativos e lembre-se de divulgar.

 

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Os podcasts podem refletir a personalidade da sua marca, além de oferecer valor para o cliente e estar ao lado dele nos momentos muito importantes. Um conteúdo bem planejado, com valor e que contribua para o público. Só assim é possível verificar a possibilidade de utilizar essa mídia e como obter retorno.

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