Pokémon GO: 05 dicas pro seu negócio

Veja como capturar clientes

Difícil encontrar uma pessoa nos dias de hoje que ainda não tenha ouvido falar em Pokémon GO, a febre do momento. O jogo foi disponibilizado no Brasil no dia 9 de agosto e já deu muito que falar. Mas como este jogo pode afetar o seu negócio? Entenda aqui. 

 

O que é Pokémon GO? (Caso já conheça o jogo, pule direto para as nossas dicas abaixo)

Pokémon GO é um jogo desenvolvido pela Niantic em parceria com a Nintendo. A sua mecânica é baseada em realidade aumentada e geolocalização do Google Maps. Sendo assim, para jogar é preciso percorrer o mapa para capturar pokémons e derrotar outros jogadores nos chamados Ginásio Pokémon, localizados por toda a cidade. Sim, é isso mesmo. É por isso que você tem visto tantas pessoas andando nas ruas com celulares nas mãos ultimamente. 

 

Neste post definimos 05 maneiras que Pokémon GO pode ajudar no seu negócio. Vamos lá?

 

1- Localização

No universo de Pokémon GO existem pontos específicos no GPS chamados de Pokéstops. Nelas é possível que o jogador retire gratuitamente alguns recursos essenciais para continuar sua jornada, tais como pokébolas (para capturar os pokémons), poções de cura (para recuperá-los após as batalhas), frutas (para facilitar a captura) e outros itens mais. Caso o jogo tenha distribuído uma Pokéstop próxima ao seu estabelecimento, meus parabéns, você é uma pessoa de sorte! Isso significa que cada vez mais pessoas passarão pelo seu estabelecimento a fim de coletar esses itens. Esta é uma ótima oportunidade para trabalhar a identidade visual ou a fachada da sua loja/comércio. 

 

2- Diversidade de público 

A atual versão de Pokémon GO contempla somente as criaturas da 1ª Geração de Pokémons, que foi lançada no Brasil em 1999. Sendo assim, o jogo reúne adultos saudosistas  que assistiram a série quando crianças, assim como crianças que passaram a acompanhar o jogo há menos tempo e entusiastas do universo do desenho. 

  

3- Promoção

Existe um item no Pokémon GO chamado de Módulo de Lure. O "Lure" funciona como uma espécie de atrativo de Pokémon. Caso você ative um "Lure" na Pokéstop próxima ao seu estabelecimento, por um período de 30 minutos aparecerão mais pokémons para os jogadores que estiverem próximos. Uma boa estratégia é anunciar uma agenda de "Lure" no seu comércio, assim como nosso cliente Studio Burger fez. Garantimos que os clientes ficarão muito satisfeitos, uma vez que elas poderão capturar pokémons sem precisar andar pelo mapa.

 

 

post 

 

4-Engajamento

Por se tratar do assunto do momento, fazer conteúdo sobre Pokémon GO nas redes sociais com certeza trará engajamento para a sua fanpage ou perfil no Instagram. Trago novamente o exemplo do Studio Burger, pode-se perceber a quantidade de usuários da página que marcaram outros amigos para mostrar-lhes o post, isso sem nem mencionar a quantidade de compartilhamentos do post em si. 

 

post

 

5-Posicionamento

Existem questões ideológicas por trás de Pokémon GO. Enquanto a maioria acredita se tratar apenas de um jogo, existem grupos de pessoas que não concordam com a presença de "criaturas virtuais" geolocalizadas nos lugares onde frequentam. Independente de qual seja o seu ponto de vista, é importante que você e seu estabelecimento se posicionem quanto a isso. Caso você faça parte de um público que discorda do jogo, é recomendável que você solicite à Niantic (empresa desenvolvedora do jogo) que retire o Pokéstop próximo a você. Seu público-alvo poderá ficar satisfeito com sua atitude e isso poderá permitir uma aproximação melhor entre vocês. Se por outro lado você for a favor do movimento de pessoas próximas ao seu estabelecimento com frequência, uma dica seria fazer promoções com o “Lure” (mencionados no item 3) e garantir um público entusiasta e assíduo do universo de Pokémon como frequentador do seu negócio.

 

E aí? Você está preparado(a) para reagir a este novo fenômeno digital? Independente de como você interpreta o jogo, o importante é reagir e aproveitar a situação para se aproximar de quem realmente importa: seu cliente. 

Matilha BigJ_
Treinadores de Pokémon.
Especialistas no seu negócio.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados