Redes Sociais em 2020: tendências que você não pode ignorar

Fique por dentro de algumas tendências e quem sabe aplicá-las nas suas estratégias de social media.

Nas ações estratégicas, otimizar ao máximo é indispensável. Portanto, estar por dentro das tendências é um diferencial competitivo imenso. Além de oferecer conteúdos atrativos e explorar as principais ferramentas das redes sociais, se atualizar é muito importante para conseguir se tornar relevante. 

 

É preciso ficar por dentro das principais tendências para as redes sociais em 2020.

 

Veja os novos recursos disponíveis e introduza-os em sua estratégias, lembrando semprede fazer muitos testes. Desta forma, você consegue potencializar o alcance das ações e campanhas nas redes sociais focadas nos seus objetivos.

 

Mais quais são as tendências?

 

Grupos no Facebook

A própria rede definiu os grupos como o futuro da plataforma e atualmente eles já são gigantes. Em 2020, a criação de comunidades será uma estratégia muito utilizada, tendo em vista que com isso, os usuários conseguem se conectar de forma mais pessoal, discutindo assuntos específicos.

 

Os grupos continuarão recebendo prioridade da rede neste ano e são uma grande oportunidade para criar conteúdos de valor e de marca, criando estratégias focadas no usuários e na resolução de seus problemas reais.

 

As marcas devem se encaixar nesse cenário e aproveitar a facilidade da segmentação para fortalecer a autoridade da marca e se aproximar de clientes em potencial.

 

Os vídeos continuarão eficientes nas redes sociais em 2020

 

Ao produzir uma campanha, buscamos pela opção que tem mais chances de gerar engajamento e retorno. E os conteúdos em vídeo devem ser prioridade. Os dados já mostram que o formato recebe 38% mais engajamento do que uma foto.

 

Sendo assim, prepare-se para produzir conteúdos neste formato, prezando pela qualidade e levando em conta o comportamento do usuário em cada plataforma.

 

Estratégias com influenciadores digitais de grande e pequeno porte

Influenciador Digital Murilo Araújo: @muropequeno

Influenciador Digital Murilo Araújo @muropequeno

 

Todos os tipos de influenciadores digitais são peças importantíssimas dentro dos canais online. São um excelente caminho para divulgar os produtos com performance e segmentação afiadas.

 

Incluir influenciadores nas estratégias não são mais uma tendência. O que muda a partir de agora são as exigências do público que consomem esses conteúdos.

 

Os usuários estão muito atentos ao comportamento dos influenciadores, e querem um conteúdo mais autêntico, natural e menos repetitivo. Além disso, grande parte dos consumidores passou a levar em consideração as opiniões e experiências de influenciadores com menor alcance. 

 

É mais natural confiar na experiência de quem compartilha o mesmo universo, de quem mora na mesma cidade, no mesmo bairro e que parece ter um cotidiano muito mais parecido. Por esse motivo, os micro e nanoinfluenciadores tem ganhado mais notoriedade, produzindo conteúdos de qualidade, originais e conversando com o público de maneira mais próxima, obtendo assim taxas de engajamento muito altas.

 

Além disso, os nanoinfluenciadores são influenciados pela própria audiência. A retroalimentação acaba criando um ecossistema e a principal inspiração acaba sendo o próprio seguidor. Mais uma vez estar conectado com a comunidade traz a coerência e clareza nas posições e garante mais autenticidade.

 

Avaliações e reviews auxiliando na decisão de compra

 Avaliações - Google Meu Negócio

Se você ainda não gerencia as avaliações dos seus usuários, passe a fazer isso em 2020. Cada vez mais os usuários buscam essa informação e a levam em conta antes de comprar um produto.

 

Cerca de 30% dos usuários acessam as redes sociais de uma marca em algum momento da jornada de compra de algum produto e mais de 80% dos usuários confiam em avaliações e reviews online como recomendação de um produto ou serviço.

 

Chatbots, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada

Chatbot - Facebook

Facilitar a vida dos usuários é a maior tendência deste ano. E algumas ferramentas podem ser utilizadas para conseguir isso.

 

Uma dessas formas é usar os Chatbots para automatizar mensagens através de inteligência artificial. Esses chatbots oferecem respostas personalizadas para dúvidas do usuário de forma objetiva e rápida.

 

Já a realidade aumentada tende a crescer nos stories e publicações. Agora sua marca pode criar as próprias animações e sobreposições sobre a imagem da câmera. Leve em conta a forma de atrair a atenção dos seguidores e engajar de uma forma diferente e marcante.

 

TikTok

 

TikTok Criadores

 

 

Dados importantes: os usuários do TikTok passam cerca de 45 minutos por dia no aplicativo e já atingiu cerca de 500 milhões de usuários ativos por mês no mundo. 

 

A tendência em 2020 é que os números da rede social aumentem e a produção de conteúdo do aplicativo de vídeos curtos é muito grande. O TikTok é uma das principais ferramentas para se ficar de olho em 2020. Com um público majoritariamente jovem, entre 16 e 24 anos. É uma excelente alternativa para segmentar e se conectar com o seu público de forma criativa e natural.



Agora que você já está por dentro das tendências para este ano. Tenha em mente que utilizar uma nova rede social ou um novo formato para um conteúdo que não é eficaz, não vai gerar resultados.

 

Entregue ao seu público o conteúdo e os materiais que eles esperam. São necessários muitos testes e acompanhamento para verificar se o tempo e a produção de conteúdo investidos nessas tendências têm eficiência. Portanto tenha estratégia e eficiência através de um bom planejamento.

 

Veja também como criar uma personalidade para a sua marca através do Brand Persona.

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