Branding: o que é e como fazer a gestão da sua marca

Gerencie sua marca e transforme seu público em grandes promotores.

O momento atual requer que cada esforço e ação de uma marca seja pensada meticulosamente. O mercado, os concorrentes e o público estão cada vez mais atentos e as estratégias de marketing bem elaboradas e executadas podem ecoar por todos os cantos.

 

Quer saber mais sobre Branding e como aplicar essas estratégias na sua marca, confira o texto abaixo:

 

O que é Branding?

Branding ou Brand Management consiste em um conjunto de estratégias de gestão de marca que fazem com que ela se torne reconhecida pelo público e pelo mercado. O objetivo por trás da gestão da marca, é a busca pela admiração e desejo do público por tudo que a marca cria.

Em uma estratégia de Branding, é importante despertar sensações únicas, criar conexões e laços fortes com o público e principalmente ter seus elementos reconhecidos independente do lugar em que sua marca for aplicada. Esses são fatores relevantes para que sua marca seja escolhida no momento da decisão de compra.

 

Gestão da marca

A gestão da marca é algo bem complexo e requer diversos profissionais para sua aplicação correta. Para isso, você precisa entender quem é sua empresa, quais são seus valores, possuir diversos canais de comunicação e construir uma identidade forte e coerente.

Quem você é?

Para começar a gerir sua marca, entenda qual é o propósito da sua empresa, por que sua marca precisa existir? Quais eram os ideais da empresa quando ela foi criada? Como você queria transformar o mercado? 

Agora que você entende a missão da sua marca, resuma em um manifesto o que seu negócio faz na prática para fazer com que essa transformação seja realidade. A partir daí, é possível definir os atributos da marca, que são características inegociáveis que ditam como sua empresa se comporta com os clientes, fornecedores e colaboradores.

 

Posicionamento

Com todas as informações sobre o que a sua empresa é, chegou a hora de criar o posicionamento, que em resumo significa criar a oferta e a imagem que define a sua empresa. São ações criadas para que o público perceba sua marca da forma correta.

Um bom posicionamento, consiste em entender o seu mercado, o que o seus clientes precisam e encontrar uma forma da sua empresa ser relevante e presente para eles.

 

Identidade

A identidade faz sua marca ser reconhecida. As grandes marcas trabalham cores e ícones e até mesmo universos completos para que a marca seja única.

O primeiro passo é ter um nome e um logotipo que condizem com quem a sua marca é. A partir daí criamos um universo visual que ajuda a dar consistência para toda a sua comunicação, trabalhando cores, ícones, símbolos, ilustrações e tipografia. Trabalhando todos esses elementos na comunicação, sua marca é facilmente reconhecida pelo público.



Tom de voz

Até aqui, você tem uma marca  estruturada e com uma identidade bem resolvida. Agora é a hora de criar um tom de voz para a sua empresa. Para isso, é necessário criar uma persona e entender os atributos da sua marca para saber a forma correta de se comunicar.

O tom de voz faz parte de um documento onde organizamos a forma de se comunicar com os stakeholders, adaptando o tom de voz a diferentes públicos e canais.

 

Mão na massa

Todas as grandes empresas do cenário alcançaram o status de ter promotores da marca devido a entrega de experiências únicas e espetaculares. Agora que você tem tudo o que é necessário para uma gestão eficiente de marca, aplique todas as definições e passe a interagir com o público.

Comece a aplicar agora os conceitos de gestão de Branding e deixe seus clientes apaixonados pela sua empresa.

 

Veja também: Como criar uma brand persona.

Matilha Big Jungle
Criativos por Natureza
e entusiastas de grandes marcas

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