Pode acreditar, o e-mail marketing definitivamente não morreu. Ele é uma ferramenta muito poderosa para a sua comunicação com potenciais clientes. Com ele, construir e desenvolver o engajamento com a sua audiência é maior.
Com o e-mail marketing, você tem um contato direto e a longo prazo com o seu mailing além de poder controlar seu funil de vendas e ter resultados concretos. Por isso, separamos algumas dicas pra você usar o e-mail marketing em 2019 e converter seus leads em clientes.
Primeiramente, nunca cadastre ou envie e-mail para quem não o assinou conscientemente. Se o lead permitiu que tal conteúdo fosse enviado, a chance de abertura e engajamento com o conteúdo é muito maior.
Além disso, sempre disponibilize uma opção para que o usuário possa remover o seu cadastro da lista. Isso vai te ajudar a limpar a sua base de leads e evita que você seja classificado como spam.
Uma vez que seu site, ou blog foi visitado e o usuário se cadastrou, o e-mail marketing é o principal meio de contato com o lead. Para mantê-lo engajado e criar um maior relacionamento, continue seu fluxo de nutrição com conteúdos relevantes levando em conta as interações.
Dessa forma você faz com que o lead visite a sua plataforma e mantenha contato com ela.
Se o seu conteúdo for relevante e enviado no timing certo, apenas com o e-mail marketing é possível: converter uma venda, trazer de volta clientes perdidos e construir relacionamento pós-venda.
É bem provável que você já recebeu um email com a mensagem certa, no momento certo e decidiu concluir a sua compra. Essa é a melhor forma do e-mail marketing. Gerencie suas listas, e segmente-as. Só assim, é possível conseguir bons resultados com essa ferramenta.
Analisar o comportamento dos seus leads é muito importante para ter conhecimento de como sua estratégia está sendo recebida. O e-mail te propicia uma série de métricas para se nortear. Entre elas estão:
Fique de olho nessas métricas para aplicar mudanças na sua estratégia quando necessário.
Lembre-se que o e-mail faz parte de uma estratégia muito maior e completa, que inclui conteúdo e um funil de vendas concreto e eficaz. E depois de entender um pouco mais sobre o e-mail marketing, é hora de pensar em trabalhá-los de forma automatizada.
Assim, sua estratégia resulta em assinantes com maiores taxas de engajamento, abertura e cliques. Existem muitas ferramentas onde é possível criar fluxos de nutrição de e-mail marketing como RD Station, Mailchimp, E-goi, Mautic, MediaPost.
Ao automatizar todo o processo, sua estratégia de comunicação fica escalável e otimizada e com relatórios mais completos para uma real avaliação dos resultados.
Agora que você sabe a importância do e-mail marketing. Que tal utilizá-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Veja também: Podcast: conteúdo em áudio como estratégia de marketing digital.