Com o crescimento dos casos de coronavírus no Brasil e as recomendações das autoridades no intuito de evitar novos contágios, diversas empresas estão estimulando os trabalhos home office. Portanto, essa modalidade passou a ser uma realidade para uma parcela de brasileiros, e isso exige muita adaptação e organização.
Diferente do que muita gente pensa, o trabalho na modalidade Home Office pode trazer sim diversos benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa. Por isso, separamos 5 dicas para você se organizar e tirar o melhor proveito possível do trabalho remoto. Veja só:
Defina horários e faça uma autogestão para desempenhar suas atividades. Tenha disciplina para cumprir todas as tarefas que você estipulou para o dia e não deixe de fazer as pausas que tinha no trabalho formal, ou seja, não pule o horário do almoço e de descanso. Passar por cima disso atrapalha sua concentração e saúde.
Tenha todos os equipamentos necessários a mão, aparelhos como: computador, telefone e um bom plano de internet devem ser suficientes para a maioria das pessoas.
Ter um lugar exclusivo para se dedicar ao trabalho é essencial para garantir o seu conforto e para a sua produtividade. Desta forma você se mantém concentrado. O ideal é que o local seja silencioso, confortável e suficientemente iluminado para o trabalho.
Para que tudo funcione corretamente, todos devem estar bem alinhados sobre as prioridades, atividades e prazos. Além disso a comunicação deve ser facilitada como o uso de ferramentas de gestão e reuniões de alinhamento.
Lembre-se de marcar reuniões para acompanhar resultados, alinhar as expectativas, metas e diretrizes, além de estreitar as relações de trabalho. A interação social é fundamental para uma equipe motivada.
Lembre-se que nem todas as dicas são aplicáveis a todas as realidades. O trabalho home office é um aprendizado diário, e contar com uma equipe engajada e manter uma comunicação alinhada é o ideal para passar por esse momento delicado.
Veja também: Fazer o bem sem olhar a quem